Reiki para todos

Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal  através da imposição de mãos com o propósito de renovar o equilíbrio energético vital de quem a recebe: restaurando o equilíbrio natural (emocional, físico e espiritual). Ajuda, ainda, na eliminação de doenças e na promoção da saúde.

A palavra Reiki, de origem japonesa, é composta por Rei, que significa "Universal, Alma, Essencial" e Ki, que significa Energia. Reiki identifica o Sistema Usui de Cura Natural (Usui Reiki Ryoho), nome dado em homenagem ao seu fundador - Mikao Usui.

Esta terapia não é uma religião nem mesmo um sistema filosófico, não tem credo, seita, adaptando-se a qualquer cultura ou idade. O mais curioso é que não é necessário acreditar em Reiki para que faça efeito.
 

O Reiki actua na totalidade do ser: físico, emocional, mental e espiritual. Quem recebe um tratamento desta terapia beneficia do seguinte:
  • Alivio das dores físicas, tratando as causas da doença.
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunitário acelerando os processos de recuperação de saúde.
  • Desbloqueia, purifica e harmoniza os chacras (centros energéticos que alimentam o corpo físico e todos os corpos subtis).
  • Reduz o stress, ansiedade e benéfico para os estados depressivos, resolvendo, ainda, os problemas de insónia.
  • Promove a auto-estima e a criatividade e desenvolve a intuição.
  • Expande a consciência, auxiliando nos processos de libertação de traumas emocionais do presente e do passado.

É uma energia sem polaridade e com inteligência própria, quer isto dizer, não é negativa nem positiva, encaminhando-se para onde o corpo mais necessita. Trata-se de uma energia sem efeitos secundários ou contra-indicações e não é manipulada - só age em benefício de quem recebe.


ATENÇÃO: a terapia Reiki não substitui os tratamentos da medicina convencional. A pessoa que pretende receber Reiki, deve continuar a tomar os seus medicamentos e procurar apoio médico em caso de necessidade.
  
Princípios do Reiki

Só por hoje, não te preocupes. (Kyo dake wa shimpai suna)

Só por hoje, não te zangues. (Kyo dake wa okuru-na)

Só por hoje, sente gratidão por tudo. (Kyo dake wa kansha shite)

Só por hoje, trabalha afincada e honestamente (contigo mesmo). (Kyo dake wa gyo wo hageme)

Só por hoje, sê bondoso para com os outros. (Kyo dake wa hito ni shinsetsu ni)


Origem do Reiki e seu fundador

Há alguma controvérsia relativamente à biografia de Mikao Usui, aliás a história da sua vida está envolta em algum misticismo. Sabe-se que nasceu no Japão a 15 de Agosto de 1865.

De acordo com a lenda, Mikao foi um sacerdote (possivelmente católico) e reitor da Doshisha University, uma universidade cristã em Quioto. O "despertar" para Usui deu-se quando um dia, durante uma discussão com um grupo de alunos lhe perguntaram se acreditava literalmente na Bíblia, nas curas efectuadas por Jesus e nas palavras Deste aos apóstolos de que seriam capazes de curar com Ele.

Perante a confirmação de Usui, os alunos pediram-lhe que os ensinasse a curar da mesma forma que Jesus, tendo assim confirmação. Usui ficou sem resposta, a sua convicção nas Escrituras não era suficiente para responder às dúvidas dos seus alunos.

Melindrado na sua honra de professor e reitor, de acordo com a tradição japonesa, pediu de imediato a sua demissão com o objectivo de procurar respostas. Assim, e graças às boas relações diplomáticas da dinastia Meiji, iniciou os seus estudos na Universidade de Chicago, onde estudou Cristianismo e a Bíblia, onde acabou por se doutorar em Teologia.

Contudo, como as dúvidas persistiam, resolveu estudar os ensinamentos de Buda, uma vez que também era conhecido por curar os cegos, os leprosos e outras doenças. Usui voltou a estudar as mesmas questões novamente no Japão.

No entanto, a sua busca foi dificultada pela proliferação de templos budistas, conta-se que nessa época só em Quioto deveria existir cerca de oitocentos entre templos e mosteiros. Foi, então, a cada um destes locais sagrados para estudar as suas escrituras, mas quando questionava os monges quanto à cura do corpo estes mostravam-se mais preocupados com a cura da alma...

Já desolado, decidiu viajar mais uma vez, desta vez para a Índia onde encontrou um manuscrito (sutras) em sânscrito, de um discípulo de Buda onde constavam quatro símbolos sagrados relacionados com o processo de cura efectuado por Buda. Mas Usui não sabia como activar estes símbolos.

Em Março de 1922 Mikao Usui decidiu fazer um período de meditação e de jejum de 21 dias, de forma a receber a iluminação: - a activação dos símbolos.

Usui levou para o seu retiro, na montanha sagrada o "Monte Kurama", os sutras, um cantil de pele com água e pedras que representariam os 21 dias de meditação. Ao longo de 20 dias, Usui leu os sutras sagrados, bebeu a sua água e meditou, pedindo ao Universo que lhe indicasse o modo de activar os símbolos. Ao vigésimo primeiro dia aconteceu o que mais esperava: - a visão.

Usui foi surpreendido por uma luz branca muito intensa que se "atirou" a ele projectando-o para fora do seu corpo, viu, em seguida, muitas luzes em forma de bolas coloridas com os símbolos sagrados. Foi a primeira revelação e constituiu a iniciação de Mikao Usui: o conhecimento da utilização dos símbolos em si e nas outras pessoas, a verdadeira terapia Reiki.

Quando regressou a si, Usui, apesar de estar em jejum há 21 dias, sentiu uma grande energia e vitalidade fazendo logo o caminho de volta. Contudo, e uma vez que estava em pleno estado de excitação, ao descer a montanha muito depressa acabou por magoar o seu dedo do pé numa pedra, sangrando. Instintivamente, Usui levou a mão ao dedo, acabando por a dor e a hemorragia passar, constituindo a segunda revelação.

Ainda no caminho de volta, Usui parou numa estalagem, porque sentia fome, o  dono, ao ver o estado de Usui (barba grande e roupas sujas) compreendeu que este era mais um de muitos monges que se deslocavam ao monte Kurama para meditar. Sugeriu que comesse apenas um tipo de broa, especial para os que estão muito tempo em jejum, Usui esfomeado recusou e solicitou que lhe servisse uma refeição completa. Para espanto de todos, Usui comeu a refeição sem qualquer problema!

Entretanto, deu-se conta de uma menina que tinha a cara inchada, devido a um dente, Usui colocou a sua mão no rosto da criança e o inchaço começou a desaparecer. Estas foram a terceira e quarta revelações.

Usui foi testemunha de muitas outras revelações, tendo ainda criado o Mestrado em Conhecimento da Técnica em Reiki.

Usui veio a falecer em 9 de Março de 1926.