Cristais

Em épocas remotas, diversas culturas utilizaram os cristais para diferentes fins: na decoração dos espaços sagrados, na protecção pessoal, em práticas meditativas, etc. Julga-se que em tempos recuados do Antigo Egipto, da Grécia e até da Índia, os cristais seriam usados para energizar “remédios”, auxiliando a medicina praticada na altura.

Acredite-se ou não, no seu “poder”, a verdade, é que ninguém fica indiferente a um cristal, seja ele qual for. Aliás, fui testemunha, de crianças fascinadas com o brilho e a cor de alguns cristais. Cientificamente está provado que os cristais são excelentes condutores e amplificadores de energia, aliás são utilizados na composição das fibras ópticas, nos chips dos computadores, etc. Possivelmente, o seu relógio funciona com um cristal de quartzo...     

Os místicos acreditam que é o cristal ou pedra que nos escolhe e não o contrário. Seja como for o cristal representa, para mim, um presente da mãe Terra para todos nós.

De acordo com o que tenho vindo a aferir, quer através de leituras, experiência pessoal e até de conversas tidas com outros terapeutas, os cristais podem potenciar terapias e harmonizar as pessoas e os espaços.

No entanto, e uma vez que os cristais e pedras têm a capacidade de absorver a “energia morta” (energia de polaridade negativa) transmutando-a em energia positiva é necessário proceder à sua limpeza com alguma frequência. Dos vários métodos de limpeza, apresento os seguintes, pela sua simplicidade:
  • Colocar os cristais/pedras imersos em água com sal marinho (melhor seria água do mar) por 24 horas ao ar livre, recebendo a energia do Sol e da Lua;
  • Para os cristais/pedras que não podem ser imersos em água (seja porque se tratarem de artefactos de bijutaria com encaixes em metal que oxidam em contacto com a água ou mesmo cristais/pedras mais frágeis que se dissolvem com a água) podem ser encobertos, apenas, com sal marinho por 24 horas ou enterrados parcialmente no solo;
  • Se for iniciado em Reiki aplique a energia de modo a limpar os cristais. No caso de não ser Reikiano e se ainda assim, pretender que os seus cristais/pedras sejam harmonizados com o Reiki, solicite a ajuda do seu terapeuta, que de certeza que não irá recusar!

Propriedades e significados:

Ágata - De uma forma genérica, os místicos atribuem a este mineral a capacidade para equilibrar a dimensão física e mental do ser humano, promovendo a criatividade. Consta ainda que detém a capacidade para ajudar no tratamento de infecções com febre e utilizada na gravidez. Algumas variedades de Ágatas: Ágata Rosa (possibilita o amor e a compreensão); Ágata Verde (apropriada para a saúde e bem estar); Ágata Azul (potenciadora de harmonia e paz); Ágata Vermelha (promove a determinação).

Água Marinha - É atribuído a este mineral a capacidade de harmonizar espaços conturbados, trazendo a calma aos problemas de origem emocional e desbloqueia a comunicação. Utilizada para auxiliar no caso de dores musculares e garganta.

Âmbar - Trata-se de uma resina fossilizada proveniente de antigos pinheiros. É útil contra as perdas de memória e para as pessoas que são muito indecisas quanto ao seu caminho. É-lhe atribuído a propriedade de limpar e activar o organismo.

Ametista - Este cristal, é considerado o melhor para a prática da meditação e da transmutação de energia, por esse facto, é comum utilizá-la na limpeza de espaços promovendo a tranquilidade. Considerado um cristal que ajuda no tratamento de enxaquecas e outras dores de cabeça, actuando contra os comportamentos de raiva, medo e ansiedade.

Azurita - Auxiliadora nos processos de libertação de experiências negativas do passado é igualmente conhecida como estimulante para as atividades do cérebro e sistema nervoso, activando a terceira visão para a intuição.

Calcita - Os cristais de calcita podem ser utilizados pelos estudantes, pois acredita-se que ampliam a memória, reforçando a mente. É ainda útil, para os ossos.

Citrino - O seu significado está ligado à prosperidade, atraindo a riqueza. É considerada um cristal adequado aos negócios e ao trabalho. Relativamente à saúde o citrino é utilizado em casos de problemas digestivos.

Crisoprásio - Auxilia as pessoas que se torturam com complexos de culpa ou de inferioridade.

Cristal com Rutilos - Considerado um cristal próprio para tomar decisões importantes.
Cristal Fume - Este cristal indicado para limpar espaços e até outros cristais quando colocado conjuntamente com estes.

Cristal de Quartzo - Considerado o cristal que tem a maior força curativa, uma vez que são conhecidas das seguintes propriedades: recebe, activa, transmite e amplia a energia, agindo ainda como purificador. Quando utilizado em terapias, ajuda aos desbloqueios dos chakras, equilibrando-os.

Cornalina - Esta pedra é útil às pessoas ingénuas para que sejam mais selectivas nos seus relacionamentos.

Esmeralda - Própria par o relaxamento e cura mental e espiritual, recicla os pensamentos. É utilizada para o tratamento do reumatismo e pressão arterial.

Fluorita - Considerada a pedra da sabedoria, ajuda assumir as responsabilidades, espalhando a felicidade.

Geodo de Ágata - Utilizada para a harmonização dos casais, julga-se que estimula a diplomacia, equilíbrio e compreensão.

Granada - Pedra apropriada para reciclar sentimentos, renovar paixões, esquecer mágoas e estimula os amantes.

Hematita - Promove a força interior para alcançar os objectivos traçados. Os místicos acreditam que é uma pedra que ajuda nos problemas de anemia e sangue.

Jaspe - Usada para auxiliar na resolução de problemas, fortalecendo as pessoas mais sensíveis. Há terapeutas que a utilizam em casos de depressão e no combate ao stress.

Jade - Conhecida com a pedra da humildade, justiça, misericórdia é modéstia. Em termos de saúde é boa para os rins.

Lápis Lazuli - Poderoso amplificador de pensamentos. É urilizada em caso de bronquite e pulmão.

Malaquita - Esta pedra é popular por aliviar problemas emocionais e superar decepções. Traz vitalidade e agilidade.

Obsidiana - É uma rocha vulcânica e muito poderosa, tem a característica

Olho de Gato - Promove a tranquilidade e o equilíbrio mental, possibilitando comportamentos com sabedoria.

Olho de Tigre - Fomenta o reconhecimento dos nossos próprios recursos, dando segurança. Ajudando em casos de asma.

Olho de Falcão - Impulsiona para o estabelecimento de objectivos e para a realização dos sonhos. Uma pedra útil para as pessoas carentes.

Olho de Leopardo - Desperta o interesse material, ajudando as pessoas sensíveis. É uma pedra que auxilia o tratamento de úlceras, trompas e bexiga.

Opala - Intensifica e equilibra o estado emocional, promovendo a tolerância, paciência e compreensão. Indicada para vícios e circulação.

Onix - É uma pedra poderosa em várias dimensões, traz protecção e ajuda a desenvolver talentos escondidos. Acalma dores musculares e nervos.

Pedra da Lua - Estimula a fertilidade, favorecendo o crescimento espiritual, ajuda a equilibrar as emoções.

Pedra da Cruz - Para os místicos é considerada uma pedra sagrada, estimulando a fé e a protecção.

Pedra do Sol - Também conhecida como aventurina castanha, ajuda a combater a depressão,  a melancolia. Pedra protectora do lar.

Pedra da Estrela - Também chamada de aventurina roxa, é considerada uma pedra de sorte, atraindo dinheiro.

Pirita - Tem a fama de atrair dinheiro, facilitando a realização de bons negócios.Ajuda nos problemas respiratórios e estômago.

Quartzo Azul - Considerada o cristal da amizade, fomenta o bom relacionamento.

Quartzo Rosa - Cristal do Amor, potencia a ligação da mente com o espírito, aliviando tristeza e solidão. Torna a alma mais leve e amorosa. Indicada para o coração e tumor.

Quartzo Verde - É a pedra da saúde, uma vez que ajuda a retirar as impurezas. A sua cor verde transmite vibrações suaves e de bem estar.

Rodocrosita - Benéfica para o Amor próprio, ajuda a reconhecer as capacidades, despertando o Amor Universal. Boa para o coração, gastrite e fígado.

Rodonita - É uma pedra que traz Amor à vida, ajuda a aceitar as mudanças da vida, aumentando a concentração. Apropriada para os nervos, coração e má digestão.

Rosa do Deserto - Símbolo de discrição e do renascimento místico.

Selenita - Ajuda no desenvolvimento mental, activando a comunicação e estimula a tomada de decisões. Útil para a pressão e coração.

Sodalita - Considerada a pedra da coragem e auto confiança, auxilia na concretização dos sonhos, fortalecendo ainda a clareza e a verdade interior.

Topázio Imperial - Útil para alcançar a iluminação, ajuda nos tratamentos referentes a traumas nervosos, age contra invejas e intrigas, dá capacidade para as realizações financeiras.

Topázio Azul - Previne contra os falsos amigos, sendo utilizada para protecção e para estimular a criatividade.

Turmalina Negra - É considerada pelos místicos a melhor pedra de protecção, afastando energias direccionadas de forma menos positiva.

Turmalina Rosa - Suaviza as emoções, utilizadas em problemas cardíacos.

Turmalina Verde - Uma excelente pedra de protecção.

Turmalina Azul - Transmite paz, tranquilidade e criatividade. Boa para pessoas tensas.

Turquesa - Uma pedra muito utilizada no Tibete, tem a capacidade de afastar sentimentos mesquinhos, gerando entusiasmo pelo trabalho. Acalma pessoas ambiciosas, indicada para problemas pulmonares e alergias.