terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sugestões para um local de meditação

Gostaria de sugestões para criar o seu “espaço sagrado de contemplação” mas não sabe muito bem como começar? Se é o seu caso, veja as seguintes sugestões.

Primeiramente deve definir qual o espaço que pretende utilizar para a prática da meditação. Caso não tenha um cantinho da sua casa disponível apenas para essa actividade, pode sempre arranjar um espaço portátil de meditação.

Mas se tiver um espaço permanente tanto melhor. Tenha atenção que esse local deverá receber luz natural, pintado de cores claras, de preferência branco, utilizando sempre elementos naturais na sua decoração – madeira, plantas naturais (podendo complementar com artificiais, mas sempre dando preferência às plantas vivas), algodão, lã, cobres, etc.

O local deverá estar sempre muito limpo e arrumado, para que a energia orgone morto (energias menos positivas) seja eliminada. Aliás pode utilizar igualmente um cristal de quartzo e uma ametista, uma vez que o primeiro recebe, activa, transmite e amplia a energia, agindo ainda como purificador e o segundo ajuda na limpeza de espaços promovendo a tranquilidade. Tome nota que é imprescindível a limpeza das pedras e cristais com muita frequência (veja, por favor http://carlaribeiroreiki.blogspot.com/p/pedras-e-cristais.html). 

Pode ainda utilizar almofadas, esteiras ou mesmo apenas uma cadeira e incluir um leitor de CDs. Caso deseje ter um altar procure uma mesa baixa com os elementos que têm significado pessoal, como uma figura de Jesus, Buda, Virgem Maria, conchas, ou seja, tudo aquilo que é inspirador para si. Pessoalmente gosto de ter presente, os 4 elementos: Terra (uma pequena planta), Água (uma fonte); Fogo (velas a arder) e Ar (incenso).

Quanto ao “espaço portátil de meditação” é ter tudo aquilo que sugeri para o espaço permanente mas em pequenas dimensões, incluindo um belo tecido que servirá de altar. Guardar tudo numa bonita caixa quando não está a utilizar e sempre que quiser meditar é só "montar o espaço"! Útil para quem viaja muito!!

Agora munido destas sugestões dê largo à sua criatividade e intuição e crie o seu "refúgio" à sua medida! Votos de uma boa meditação!

Sem comentários:

Enviar um comentário