quarta-feira, 20 de julho de 2011

Reiki no Feminino

Devido sobretudo, ao estilo de vida proveniente da sociedade contemporânea as mulheres partilham com os homens algumas doenças: distúrbios do sono, problemas de coração, depressões, diabetes...

Contudo existem patologias próprias de cada género. Para as mulheres, as grandes preocupações estão relacionadas com os seus órgãos sexuais/reprodutores, como sejam: gravidez, seios, problemas menstruais, sintomas da menopausa, tumores e a osteoporose. Assim cada vez mais mulheres têm procurado no Reiki a promoção da sua saúde, a complementaridade dos seus tratamentos médicos e o equilíbrio do seu Ser. 

Reiki – uma escolha eficaz

O Reiki é uma terapia complementar que actua nos diversos domínios da doença: físico, mental e emocional, graças à sua característica holística. O terapeuta de Reiki serve apenas de canal de energia, esta fluirá para onde é mais necessária. Numa sessão de tratamento de Reiki, não há remédios nem diagnósticos (para isso, existem os médicos que são imprescindíveis) sendo simplesmente canalização de energia universal (sem qualquer polaridade, ou seja energia neutra, sem carga positiva ou negativa).

Uma vez que não se trata de uma massagem esta terapia é efectuada com o “paciente” vestido, preservando a sua intimidade. Mesmo quando o terapeuta tiver de canalizar Reiki ao chakra do coração, por exemplo, e o “paciente” ser uma mulher é lhe pedida previamente autorização. No caso de ser a primeira vez opta-se por não “baixar” directamente as mãos próximo dos locais mais intimos.

Contudo, há sempre a preocupação de explicar todo o processo à pessoa que vem receber um tratamento de Reiki, mesmo antes de começar.

Reiki na saúde feminina

No caso da gravidez o Reiki é muito útil, pois não só ajuda a mãe a relaxar, diminuir as naúseras e sentir-se mais confiante para o dia do nascimento, como o seu bebé (ainda no útero) irá beneficiar da energia universal de amor, muito importante para o seu desenvolvimento.

A terapia Reiki é igualmente útil para as mulheres que estão com alguma dificuldade em engravidar. Sabe-se que a vontade em querer ter um bebé pode levar a que muitas mulheres entrem em índices de ansiedade muito grandes, trazendo a depressão e fazendo com que os tratamentos de fertilidade não funcionem. Assim, o Reiki poderá dar-lhes a tranquilidade, o relaxamento e até, infelizmente, a aceitação do que temem, encontrando forças para recriarem a sua própria felicidade.

O tratamento em Reiki direccionado para o chakra do “Plexo Solar” e o chakra da “Base” pode atenuar os suores nocturnos, os calores, e a necessidade de micção frequente, sintomas decorrentes da menopausa.

Com o passar da idade e com a aproximação da menopausa a descalcificação do tecido ósseo começa a agravar em grande parte das mulheres, aparecendo a osteoporose. Nesta patologia a terapia Reiki pode ajudar a aliviar as dores e o mau estar, infelizmente não consegue diminuir a perda de massa óssea.

No caso das dores menstruais e sintomas provenientes da tensão pré-menstrual o Reiki tem demonstrado resultados muito eficazes.

Em complementaridade ao auto exame de apalpação mamário, idas frequentes ao médico ginecologista e mamografias periódicas a terapia Reiki tem obtido resultados muito positivos na prevenção e mesmo no diagnóstico confirmado de cancros de mama e do aparelho reprodutor feminino. No caso dos tratamentos médicos muito agressivos (mas necessários) a terapia Reiki (com frequência) ajuda a minimizar o mal-estar e outros sintomas adversos provenientes desses tratamentos.

De forma geral, o Reiki tem os seguintes benefícios para as mulheres:
  • Ajuda a combater a dor;
  • Acelera os processos de cura;
  • Potencia os efeitos positivos dos tratamentos médicos;
  • Restaura o equilíbrio hormonal, muitas vezes em desequilíbrio devido à menopausa;
  • Ajuda no autoconhecimento e no seu próprio desenvolvimento pessoal, como ser humano e como mulher.
Marque a sua sessão de Reiki e alcance o equilíbrio do seu corpo, das suas emoções e do seu espírito!

2 comentários:

  1. Cara Carla,
    Parece-me fantástico, no caso particular da menopausa da mulher. Pode o Reiki substituir-se aos medicamentos que há para atrasar a menopausa?
    Obrigada
    Luisa

    ResponderEliminar
  2. Olá Luísa,

    O Reiki é uma terapia holística, que actua em diversas dimensões do SER. No entanto tome em consideração do seguinte:

    - Nunca deixe de tomar os seus medicamentos receitados pelo seu médico, excepto se este o sugerir;

    - A terapia Reiki é complementar à medicina convencional, por isso nunca deixe de consultar com frequência o seu profissional de saúde.

    Quanto à sua pergunta e mediante os dois pontos anteriores, o Reiki não substitui os medicamentos para a menopausa, no entanto é um potenciador da acção dos mesmos.

    Espero a ter esclarecido, contudo, se necessitar de mais informações ou mesmo marcar uma sessão, por favor, contacte-me.

    Obrigada,
    Felicidades
    Carla Ribeiro

    ResponderEliminar